Hoje, dia 22 de setembro de 2011, é comemorado o “Dia Mundial Sem Carro”. O aumento da frota de veículos se transforma em um caos tanto para a vida nas cidades como para o meio ambiente. Uma solução seria o aumento da infraestrutura do transporte público.
Segundo um relatório do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o aumento dos investimentos e políticas públicas nos meios de transporte públicos pode diminuir a liberação de gases de efeito estufa da frota brasileira.
Leia também no Blog da Kátia Rabelo
Enciclopédia virtual cataloga seres vivos e conscientiza sobre a importância da biodiversidade
O estudo aponta que um usuário de automóvel libera na atmosfera “quase oito vezes mais CO2 (dióxido de carbono) que um usuário de ônibus e 36 vezes mais que um usuário de metrô”. Mas, apesar dos coletivos e outros meios públicos de transporte emitirem os mesmo gases poluentes dos veículos privados, a quantidade de emissões é compensada pelo número de passageiros transportados.
Para esses problemas, o relatório o Ipea propõe uma solução: “O transporte coletivo urbano deve ser prioridade nos vários níveis de políticas públicas, de forma concomitante à restrição crescente à circulação de veículos automotores individuais e à ênfase em soluções urbanas que favoreçam a redução da necessidade de transporte motorizado e a prioridade de transporte não motorizado”
Leia também no Blog da Kátia Rabelo
Nenhum comentário:
Postar um comentário