quinta-feira, 30 de junho de 2011

Madeira no Brasil não é bem aproveitada





Atualmente, o Brasil consome cerca de 20 milhões de metros cúbicos de madeira nativa por ano. Esse número considera a extração de madeira ilegal e legal. O país ainda desperdiça  60% madeira que vem da Amazônia.
Em São Paulo, o consumo chega a 2,5 milhões, mas só 1,5 milhão é usado para construção civil, fabricação de móveis e outras aplicações.
Leia mais no Blog da Kátia Rabelo:

Segundo estudo, reflorestamento não irá acabar com o efeito estufa

Derretimento pode elevar o oceano ártico em até 1,6 metro neste século(Blog da Kátia Rabello)

 



Para evitar o desperdício, empresas de construção civil já utilizam um guia desenvolvido pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo (IPT). Trata-se de um manual sobre os vários tipos de madeira existentes no país que orienta a construção civil e os revendedores do produto a poupar espécies em risco de extinção. 


De acordo com o balanço do programa Madeira É Legal, desde 2007, mais de 8 toneladas de madeira ilegal foram apreendidas.

terça-feira, 28 de junho de 2011

Segundo estudo, reflorestamento não irá acabar com o efeito estufa


O desmatamento das florestas é responsável de 10% a 20% das emissões de gases que provocam o efeito estufa. Um estudo publicado na revista científica "Nature Geoscience" apontou que o reflorestamento tem um efeito pequeno na temperatura do planeta.



Leia também:
Blog da Katia Rabelo: Derretimento pode elevar o oceano ártico em até 1,6 metro neste século 

Agrotóxico será utilizado para proteger matas nativas no Brasil  (Blog da Katia Rabelo)


O estudo indica que se todas as terras cultivadas fossem reflorestadas, a temperatura diminuiria 0,45 ºC. Mesmo assim essas previsões seriam impossíveis já que as aéreas cultivadas alimentaram 9 bilhões de pessoas em 2050.




O artigo publicado defende que o reflorestamento não pode ser encarado como ferramenta para a redução do efeito estufa como hoje ainda é feito.