quarta-feira, 30 de março de 2011

Muitos ainda morrem de sede no Planeta Água


O Dia Mundial da Água se comemora todos os anos no dia 22 de março. No entanto, o consumo excessivo de água potável não pára de crescer. Principalmente nos países desenvolvidos, com toda a estrutura educacional e com acesso facilitado aos meios de comunicação. Enquanto isso, há regiões em diversos territórios do planeta em que a água potável é uma necessidade que poucos conseguem ter acesso.



Mas o contraditório de todas essa história é que o planeta Terra é também denominado de Planeta Água. Afinal, há diversas fontes naturais de água espalhadas  pelo mundo. Entre eles, rios, lagos, geleiras, aquíferos, chuva e neve. Mas, pelo que parece, a diferença está no volume de água que cada país consegue extrair para, desta forma, oferecer para os respectivos cidadãos. Em muitas regiões, o consumo excede bastante a oferta natural.


Veja o caso da Península Árabe. Naquela região, o consumo ultrapassa em 500% a água disponível no próprio território, de acordo com um estudo elaborado pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO). Assim, é necessário importar água doce, através de caminhões-pipa, aquedutos ou pelo processo de dessalinização.



Porém, o maior consumo não é em países com o clima excessivamente seco, mas em territórios com elevado número populacional. Tanto que o sul da Ásia, por exemplo, consome quase 57% de toda a água doce do país, tendo o equivalente a um terço da população mundial. Consegue imaginar a quantidade de água que é consumido naquela região? Mesmo assim, há muitos que, até no sul da Ásia, não tem siquer água para matar a sede e, consequentemente, se hidratar. Um cenário lamantável...

terça-feira, 29 de março de 2011

Hora do Planeta em respeito às vítimas no Japão e ao meio ambiente


Algumas pessoas podem ter estranhado o apagão ocorrido em alguns lugares no último sábado, dia 26 março de 2011.  Principalmente os cariocas e turistas que estavam no Rio de Janeiro. Afinal, as luzes do Cristo Redentor, dos Arcos da Lapa e da orla de Copacabana se apagaram a partir das 20h30 daquele sábado.  Em São Paulo, foram as luzes da ponte Octavio Frias de Oliveira.


Mas esse ocorrido faz parte da campanha ambiental Hora do Planeta. Ela tem por objetivo conscientizar as pessoas do mundo inteiro sobre o aquecimento global e, também, a importância da preservação do meio ambiente. Neste ano, em especial, o primeiro minuto da campanha foi de silêncio, em respeito às vítimas das catástrofes naturais que ocorreram recentemente no Japão.

Leia também:
Katia Rabelo: Parques turísticos de Galápagos são afetadas pelo terremoto no Japão
Parlamentares pedem sistema de prevenção para enfrentar desastres naturais (Katia Rabelo)

diversos países participando da Hora do Planeta. Entre eles, o Brasil , com 19 capitais. A sede é a cidade do Rio de Janeiro. No entanto, várias regiões brasileiras aderiram à campanha, que se propagou também pela internet, principalmente pelas redes sociais.


A Hora do Planeta é coordenada pela Organização Não Governamental WWF. A estimativa da ONG é da participação de mais de 4 mil cidades em 130 países. No Brasil, o registro é de 123 cidades participantes

Leia também:
Katia Rabelo: Problemas no clima global causam derretimento do gelo na região Ártico
Demanda por licenciamentos ambientais cresce 570% na última década (Katia Rabelo)

quarta-feira, 16 de março de 2011

Parques turísticos de Galápagos são afetadas pelo terremoto no Japão



Os três estão localizados no Oceano Pacífico equatoriano. Apesar da distância do país asiático, os parques turísticos foram atingidos pelas ondulações produzidas pelo terremoto e tsunami que ocorreram na sexta-feira, dia 11 de março de 2011. As informações foram divulgadas no domingo, dia 13 de março de 2011, pela administração da reserva.


Dois dos três parques estão localizados na ilha de San Cristóbal. O outro está situado em Santa Cruz. A nota informa que as praias nessas localidades foram cobertas pelo aumento do nível do mar. Em Santa Cruz, por exemplo, a água adentrou pela praia cerca de 400 metros. Isso causou inundações e vários danos no local.

terça-feira, 15 de março de 2011

Parlamentares pedem sistema de prevenção para enfrentar desastres naturais no Brasil


Um requerimento do senador Jorge Viana (PT-AC) solicita a formação de uma comissão para debater algumas alterações no sistema de defesa civil brasileira. De acordo com Viana, a resposta do Brasil em situações de desastres não é coordenada. Por isso, há uma exagerada dependência da capacidade de auto-organização da sociedade.


O requerimento do senador Viana é apresentado pouco tempo depois da tragédia que atingiu a região serrana do Rio de Janeiro, responsável por vitimar centenas de moradores daquela região. Nos últimos dias , as fortes chuvas também atingiram vários municípios do Rio Grande do Sul. Segundo o senador Marcelo Crivela (PRB-RJ), o Brasil não se previne porque a população desenvolveu ao longo do tempo a capacidade pública de esquecer as próprias tragédias.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Problemas no clima global causam derretimento do gelo na região Ártico


De acordo com as observações dos exploradores russos Daniel Gavrilov e Elena Soloveva, o gelo está derretendo rapidamente na parte superior do Ártico. Outro explorador, o norueguês Borge Ousland, afirma que em 1990 a espessura do gelo era de 3 a 4 metros. Em 2007, o mesmo local registrava espessura de 1,5 a 2 metros.


Se o derretimento do gelo na Ártico continuar, a temperatura global pode aumentar bastante. Afinal, a cor branca do gelo reflete a luz solar. Se ela não existir ou diminuir, luz do Sol será absorvido pelas águas, aumento a temperatura dos oceanos e do ar. Desta forma, todo o planeta sofrerá com a elevação da temperatura.

sexta-feira, 11 de março de 2011

Demanda por licenciamentos ambientais cresce 570% no Brasil na última década


O aumento de obras na última década é o responsável pelo crescimento. Tanto que o Ibana ressalta que é necessário dobrar o número de funcionários. No ano de 2000, a instituição tinha 251 processos de licenciamento ambiental para avaliar. Em 2010, já registrava 1.675 processos. Do total, 463 foram concedida.


O crescimento da demanda por licenciamentos ambientais acompanha o crescimento econômico do Brasil. A pesquisa foi apresentados no Tribunal de Contas da União (TCU ), pela diretora de Licenciamento do Ibama, Gisela Damm. O estudo é uma resposta à queixa frequente do governo que afirma que o licenciamento é moroso, principalmente aqueles relacionados às obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). 

sexta-feira, 4 de março de 2011

China disponibiliza 30 ilhas desabitadas para aluguel


Estas são as mais próximas do litoral chinês. Por isso, são consideradas as mais apropriadas para receber os interessados em alugar uma das ilhas do arquipélogo. Após a assinatura do contrato de aluguel, o responsável pela contratação terá que ser aprovado pelas autoridades locais. O objetivo é conferir se a locação será prejudicial ou não para o meio ambiente.


Quem for alugar uma das ilhas, terá a opção de usá-la para turismo, para construir um restaurante ou um centro de diversões e lazer. Se desejar, pode até contruir uma residência particular. No entanto, um dos problemas para quem for locar o terreno é o suprimento de água e luz. Algo que contraria os valores ofertados pelo governo Chinês. Porém, os valores ainda não foram revelados. Estima-se que seja entre US$ 15 mil e US$ 150 mil.

Leia também:
Blog da Katia Rabelo: Excesso de lixo invade o arquipélogo de Fernando de Noronha
Pilotos realizam volta ao mundo com carros elétricos e sem emissão de CO2 (Kátia Rabelo)

quinta-feira, 3 de março de 2011

Câmara de negociação de adiar o votação sobre o Código Florestal


A proposta foi elaborado pelo deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP). Na terça-feira, dia 1° de março de 2011, o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, abriu o debate ao convocar uma equipe formado por 14 membros para discutir sobre o assunto. No entanto, a decisão pode ser adiada, contrariando o desejo dos ruralistas da bancada. 

A câmara de negociação elaborada para debater sobre o assunto é informal. Um dos principais objetivos é solucionar as intrigas entre ruralistas e ambientalistas. Eles polarizaram todas a discussão sobre o Código  Florestal. Entre os temas que precisam ser resolvidos, está a questão da anistia de multas a quem desmatou até julho de 2008 e a extensão das áreas de preservação permanente.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Pesquisadores afirmam que tubarões se orientam através de "mapas mentais"


A técnica permite que os animais viajem longas distâncias com precisão. Os pesquisadores americanos realizaram restreamento eletrônico em 32 tubarões de 3 espécies distintas por um intervalo de tempo que pode variar entre 7 e 72 horas. Os animais eram da família do tubarão-tigre, tubarão-raposa e tubarão gália.

Os tubarões da espécie tigre registraram o melhor desempenho de localização. Em pesquisa anterior, foi registrado que eles nadaram por canais de altas profundidades até locais com farta variedade de alimentos, localizados a 50 quilômetros de distância. No entanto, os estudiosos não possuem certeza sobre o funcionamento do "mapa cerebral". Uma das possibilidades é o recebimento de sinais das correntes oceânicas, da temperatura da água e dos cheiros. Outra teoria é a navegação com base em campos magnéticos da Terra.

terça-feira, 1 de março de 2011

Excesso de lixo invade o arquipélogo de Fernando de Noronha


Os dejetos estão se acumulando em terreno localizado bem perto das águas da praia Cacimba do Padre, uma das prediletas dos surfistas brasileiros. O local é uma usina de compostagem. Ou seja, um espaço utilizado para a transformar resíduos orgânicos em adubo. No entanto, o lixo produzido em Fernando de Noronha é maior do que a capacidade da usina. Por isso, os dejetos se acumulam em volta do terreno.

Leia também:
Kátia Rabelo: Pilotos realizam volta ao mundo com carros elétricos e sem emissão de CO2
Mercado nacional de alimentos orgânicos é o novo alvo das empresas (Katia Rabelo)

Na baixa temporada, o arquipélogo produz 8,8 toneladas de resíduos diariamente. No período de alta temporada, são produzidos cerca de 10 toneladas por dia. A grande parte, em torno de 63%, deveria ser enviada para o continente. Porém, isso não acontece. O navio que faz o transporte do lixo levar, no máximo, 95 toneladas a cada 20 dias. Isso significa que, pelo menos, 15 toneladas de lixo por viagem ficam na ilha.

Leia também:
Blog da Katia Rabelo: Relatório da ONU oferece solução econômica para sustentabilidade
América Latina pede ao Japão que impeça a caça científica de baleias (Katia Rabelo)